quinta-feira, 7 de julho de 2022

Zootecnistas do IZ atuam com a segurança alimentar do campo ao consumidor

Dia do Zootecnista - cuidar de toda cadeia produtiva para alcançar a sustentabilidade alimentar

Responsável pela produção de alimento de origem animal, os zootecnistas da pesquisa científica do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atuam com conhecimentos técnico-científicos para o melhoramento genético, nutrição e manejo alimentar, manejo e conservação de pastagens e forragens, comportamento e bem-estar animal, além dos trabalhos serem vinculados à sustentabilidade ambiental.

O IZ conta hoje com 24 zootecnistas, profissionais com doutorado e pós-doutorado, que compõem o quadro dos 34 pesquisadores, com projetos de pesquisas em cin co Centros, quatro Núcleos Regionais e dez Laboratórios de Pesquisa. “Todos os projetos desenvolvidos pelo IZ entregam soluções para uma pecuária mais eficiente e sustentável”, destaca Enilson Ribeiro, diretor geral.

“Podemos dizer que o Zootecnista está presente em sua casa de variadas formas, como na proteína animal presente na alimentação em sua mesa, em seu vestuário [roupas, cintos e sapatos] e, também, no alimento dos mais variados animais de estimação”, detalha Enilson.

Diante de um consumidor preocupado com os cuidados na criação dos animais e do meio ambiente, Enilson salienta que cabe, “a nós, pesquisadores científicos da zootecnia, suprir essa demanda com uma produção, cada vez mais, saudável e segura, superando as expectativas desse mercado. Lembrando ainda do produtor, ao entregar inovações tecnológicas a sua propriedade”.

Em nome desta instituição de Zootecnia, fica nossa homenagem aos profissionais que se dedicam em estudar e pesquisar métodos de potencialização da produção animal e vegetal com qualidade, sem prejudicar o meio ambiente, com conforto animal e a satisfação dos consumidores.

A ciência zootecnia

O termo Zootecnia, originário do surgimento da ciência, ganhou repercussão e disseminou-se pelo mundo, com ênfase para os países de língua lusófona, castelhana e alemã que foram fortemente influenciadas pela escola francesa de formação doutrinária do modelo. A palavra Zootecnia origina-se do grego “zoon – animal” e “technê– arte”, que significa a arte de criar animais.

Em homenagem a data da aula inaugural do primeiro curso superior de Zootec nia no Brasil, em 13 de maio de 1966, em Uruguaiana (RS), criou-se no calendário brasileiro o Dia do Zootecnista.

Segundo informações da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), a zootecnia é essencial para conferir o grau de competitividade das diferentes cadeias produtivas da criação animal e assegurar a produção de proteína de origem animal de forma eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ética, garantindo bem-estar aos animais e ambientalmente correta para atendimento da demanda da população.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.