sexta-feira, 27 de maio de 2022

Vetanco apresenta campanha para auxiliar no controle das micotoxinas

Inativando suas dúvidas – Detoxa Plus foi lançado em novembro nas redes sociais

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos. Devido às condições climáticas, a produção brasileira de grãos está constantemente exposta ao crescimento fúngico e, em função da alta demanda desses insumos na produção animal, as agroindústrias acabam, consequentemente, utilizando para a fabricação da ração grãos de qualidade longe das ideais, em especial no que se refere à micotoxinas.

Por esse motivo, minimizar os efeitos negativos que as micotoxinas causam nos parâmetros produtivos e sanitários das aves e suínos está entre os desafios da produção.

O Consultor técnico LATAM – Suínos da Vetanco, médico-veterinário Eduardo Miotto Ternus, destaca a elevada prevalência das micotoxinas nas matérias-primas. “Em todas as análises realizadas ao longo do ano passado, cerca de 85% das amostras são positivas para algum tipo de micotoxina”, comentou.

Ele acrescenta ainda que, do total das amostras positivas, 50% delas apresentou mais de uma micotoxina. “As micotoxinas possuem efeitos sinérgicos e aditivos entre elas que acabam por agravar os sinais clínicos nos animais”, explica Ternus.

Até o momento, são conhecidas mais de duas mil micotoxinas. “Quando ingeridas pelas aves, causam várias alterações na saúde, que variam conforme os tipos e a quantidade de micotoxinas ingeridas”, ressalta o Consultor Técnico – Aves da Vetanco, Fabrizio Matté.

Entre os principais problemas causados pelas micotoxinas na avicultura, Matté cita a diminuição no consumo do alimento, diminuição no ganho de peso, problemas entéricos, lesões ulcerativas no sistema digestivo e imunossupressão, que pode ocasionar outras doenças e, muitas vezes, até reduzir a eficácia dos programas vacinais.

Aumento da prevalência de micotoxinas

De acordo com Eduardo, as análises coletadas em 2021 confirmaram a tendência dos últimos anos, mostrando a piora das matérias-primas quanto à presença de micotoxinas. “Ano passado mostrou-se um ano muito ruim, principalmente quanto ao milho, e a linha de tendência é crescente em relação ao aumento da prevalência das micotoxinas nas amostras, da mesma forma há o aumento na concentração dessas micotoxinas presentes nessas amostras”, revela o consultor.

Controle das micotoxinas

Para o consultor técnico LATAM – Suínos da Vetanco, a implantação de medidas para o controle do crescimento de fungos nas matérias-primas é de suma importância, desde o cultivo dos cereais. Além disso, a utilização de um programa de gerenciamento torna-se fundamental para o controle das micotoxinas.

“A mais importante medida, no entanto, é a escolha e a utilização correta de aditivos antimicotoxinas, o que se constitui na principal medida realmente eficaz para conter os efeitos tóxicos das micotoxinas presentes nas dietas dos suínos”, resume Eduardo.

Inativando suas dúvidas

Em novembro, a Vetanco lançou a campanha Inativando suas dúvidas – Detoxa Plus, com a proposta de demonstrar os benefícios do produto, destacando-o como referência no segmento.

Coordenadora de Território – Suínos, Thaiza Ribeiro Barbosa conta que a campanha apresenta os diferenciais do Detoxa Plus, através de distintas abordagens. “Buscamos fortalecer nosso relacionamento com os clientes entregando qualidade também neste segmento de adsorventes e inativadores de micotoxinas. Planejamos diversas ações relacionadas ao Detoxa Plus e ao suporte aos clientes para 2022”, declara a médica-veterinária.

Neste primeiro momento, a campanha Inativando suas dúvidas – Detoxa Plus trouxe uma série de vídeos publicados nas redes sociais. O conteúdo está disponível no canal da Vetanco no YouTube:  https://lnkd.in/eZwRvx87 .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

revista01

Avicultura de corte brasileira chegou a novos e inéditos resultados em 2021

Revista do AviSite faz um balanço do ano de 2021 trazendo os números de alojamento de matrizes de corte, produção de pintos de corte, produção, exportação e disponibilidade de carne de frango e disponibilidade per capita aparente de carne de frango. Página 22.

revista02

Influenza Aviária: os reais perigos dos novos surtos de H5N1

Com o crescimento de casos da cepa H5N1 em todo o mundo, aumenta a preocupação em manter o Brasil livre da enfermidade. Portanto, especialistas alertam para a necessidade de manutenção dos programas de biosseguridade, avaliando potenciais fragilidades e mitigando riscos. Página 30.

revista03

Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de suínos e aves

Estudos da Embrapa mostram que o arroz pode complementar ou substituir o milho na ração animal. Página 36.

Fotografias Noelly Castro

União Europeia sanciona lei que bane uso indiscriminado de antibióticos e estimula o bem-estar na criação animal

Brasil deve ser impactado em relação às vendas da avicultura. Expectativa é de efeito positivo em outros países, inspirando a modernização de leis que visem à promoção de sistemas mais éticos e sustentáveis e a mitigação dos riscos de resistência antimicrobiana. Página 56.

revista04

Terceira geração de selênio: L-SeMet, OH-SeMet ou Zn-SeMet, quais são as diferenças?

Estudos sugerem que a forma de selênio ofertada na dieta determina sua eficiência e, dessa maneira, influencia o atendimento do requerimento nutricional dos animais. Página 42.

Melina Bonato

Conceitos de imunonutrição aplicados a avicultura

Este conceito é entendido e aplicado à nutrição animal há bastante tempo, já que os conhecimentos nas áreas de nutrição, sanidade, manejo e ambiência são bastante avançados; no entanto, apenas há alguns anos, o termo “imunonutrição” vem sendo usado efetivamente. Página 46.

frango (88)

Superdosagem de fitase proporciona bons resultados para combater miopatias em frangos de corte

A necessidade de resolver o problema associado à alta incidência de distúrbios metabólicos, como miopatias, tem atraído enorme atenção do setor. Página 48.

frango (45)

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade, levando a alterações dos parâmetros produtivos. Página 50.