sexta-feira, 1 de julho de 2022

Relatório integrado BRF destaca avanços na agenda ESG

Companhia investe R$ 197,3 milhões em ações socioambientais e publica o resultado dos 22 compromissos assumidos em diversas frentes

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, apresenta seu Relatório Integrado de 2021. Entre os destaques, os avanços das metas do Plano de Sustentabilidade e do compromisso de se tornar Net Zero até 2040, os resultados de seu planejamento estratégico e a jornada digital. O documento reporta ainda pela primeira vez indicadores do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e está em sintonia com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

“Em 2021 conseguimos avançar com consistência em nossa jornada de sustentabilidade, com destaque nas principais frentes ambientais, sociais e de governança. Temos grande compromisso com a agenda ESG e seguiremos firmes no propósito de colaborar para um mundo melhor”, afirma Lorival Luz, CEO Global da BRF.

O documento reporta, dentre outras áreas, o resultado dos 22 compromissos ESG assumidos em diferentes frentes. No total, em 2021, foram investidos R$ 197,3 milhões em ações socioambientais, sendo R$ 134,6 milhões em projetos de redução de impacto ambiental.

“Como empresa global, a incorporação de critérios de sustentabilidade à gestão e à estratégia é uma jornada permanente. O Relatório Integrado reforça o empenho na adoção de iniciativas concretas no último ano, focadas no Plano de Sustentabilidade e ancoradas nos compromissos públicos assumidos em 2020”, reforça Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF.

Na meta de ser Net Zero até 2040, por exemplo, entre os principais resultados, estão os 90% de consumo de energia (combustíveis + eletricidade) proveniente de fontes renováveis e 7,3% de redução no consumo de água nas operações internacionais. Destaque, ainda, para parcerias com AES e Pontoon para geração de energia eólica e solar, que contribuem para iniciativas de descarbonização das operações.

Houve também avanços na cadeia, Escopo 3, com instalação de painéis solares nas granjas de mais de 100 produtores integrados. A ação foi possível por meio do convênio com o Banco do Brasil com disponibilização de R$ 200 milhões em limites de financiamento de crédito aos produtores.

Já com o lançamento do primeiro produto carbono neutro do Brasil, o Veg Frango 100% Vegetal, da Sadia Veg&Tal, a Companhia cumpriu uma das metas para 2021. As emissões do produto são neutralizadas do grão à mesa por meio de conservação florestal.

Outro marco foi a publicação da Política de Compra Sustentável de Grãos, que determina diretrizes para a rastreabilidade de 100% dos grãos provenientes da Amazônia e Cerrado. Em 2021, a BRF alcançou 75% de rastreabilidade de grãos adquiridos de fornecedores diretos nestes biomas.

Na área social, foram mais de 3 milhões de pessoas impactadas com doações de alimentos e investimentos do Instituto BRF, sendo R$ 5,8 milhões destinados à inovação social. Destaque para parcerias com Cozinhas Solidárias, Comida Invisível e projetos do fundo Nossa Parte Pelo Todo, além da nova frente de trabalho com foco em educação que contribui com soluções para desafios como desemprego e evasão escolar e já firmou parceria com o UNICEF. A BRF ainda doou mais R$ 50 milhões para enfrentamento à COVID, totalizando R$100 milhões desde 2020.

Já o setor de pet food inseriu a BRF na posição de terceiro maior player do mercado brasileiro, com 10% de market share, a partir da aquisição das empresas Mogiana Alimentos e Grupo Hercosul. A marca Balance alcançou a terceira posição no segmento de supermercados. A Companhia realizou ainda investimentos na ordem de R$ 4,7 bilhões em novas aquisições, ampliação e modernização das unidades produtivas e registrou aumento de mais de 30% da capacidade de produção de itens de alto valor agregado no ano.

A gestão das marcas BRF foi positiva em 2021. No mercado nacional, destaque especial para Sadia, que, além de ser a marca de alimentos mais valiosa do país, continua sendo a favorita dos brasileiros. Junto com Perdigão, as duas alcançaram 43,1% de preferência no ano passado. E Qualy mantém sua liderança absoluta entre margarinas. Em inovação, somente em 2021 a Companhia investiu R$ 244 milhões, incluindo pesquisa e desenvolvimento, tendo lançado globalmente 234 SKUs.

O Relatório Integrado também destaca o avanço da transformação digital ao longo de toda a cadeia de valor da empresa, do grão à mesa dos consumidores. Em 2021, a BRF implementou 56 projetos de transformação digital, com investimentos na ordem de R$ 180 milhões.

As iniciativas da BRF foram ainda reconhecidas pelo mercado. A Companhia é listada na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3.

O relatório completo, nas versões português e inglês, pode ser acessado no link: https://www.brf-global.com/wp-content/themes/brf-global/assets/documents/relatorio/BRF_RI2021_PT.pdf

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