Campanha na Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos busca aumentar a compreensão da resistência aos antimicrobianos, um dos maiores desafios para a saúde pública global
Brasília – Comemorada todos os anos entre 18 e 24 de novembro, a Semana Mundial de conscientização sobre o uso de antimicrobianos (WAAW, na sigla em inglês) traz como tema em 2023 “Prevenindo Juntos a Resistência aos Antimicrobianos”.
A campanha faz parte das ações coordenadas sobre o tema pela Aliança Quadripartite – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que busca aumentar a conscientização e a compreensão de toda a sociedade a respeito da resistência aos antimicrobianos (AMR, na sigla em inglês), que é um dos maiores desafios para a saúde pública global, com importante impacto na saúde humana e dos animais.
No contexto da agropecuária, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) preparou para este ano um seminário virtual para fomentar a conscientização acerca do bom e do mau uso de antimicrobianos na área animal e, ao mesmo tempo, incentivar as melhores práticas a serem adotadas pelos médicos veterinários, técnicos, produtores e sociedade em geral.
O evento ocorrerá nesta terça-feira, 21 de novembro, e será transmitido pelo Youtube da Enagro a partir das 9 horas. Na oportunidade, serão debatidos o uso responsável de antimicrobianos em avicultura, suinocultura, bovinocultura, aquicultura, cães e gatos, assim como as diretrizes e recomendações internacionais para controle e prevenção da AMR.
Além disso, em conjunto com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Mapa também participa do Webinar de abertura da WAAW nesta segunda-feira, 20 de novembro, o qual será transmitido via https://webinar.aids.gov.br/.
Antimicrobianos
Os antimicrobianos são medicamentos utilizados no tratamento de infecções, principalmente as de origem bacteriana, e são essenciais para a preservação da saúde humana e animal, bem como do bem-estar animal. Porém, o uso inadequado ou excessivo de medicamentos aumenta o risco de AMR e, em todo o mundo, pessoas, plantas e animais estão morrendo de infecções que não podem ser tratadas, mesmo com os mais poderosos antimicrobianos. As consequências são preocupantes e podem ocorrer a longo e médio prazo.
Na área animal, é obrigatória a prescrição veterinária para a comercialização de qualquer produto antimicrobiano de uso veterinário, estabelecido pela Instrução Normativa Mapa nº 26/2009, e também para os produtos destinados à alimentação animal contendo esses medicamentos, de acordo com a Portaria 798/2023.
Além disso, as atividades para estimular o uso racional de antimicrobianos em animais estão previstas no Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), recém atualizado pelo Ministério da Agricultura em 2023.