quinta-feira, 7 de julho de 2022

Malásia suspende exportação de frango a partir de 1º de junho

As exportações de frango inteiro da Malásia estarão proibidas na semana que vem, ou seja, a partir de 1º de junho, enquanto as limitações à importação de frango e trigo serão temporariamente abolidas, como parte das medidas para conter a escassez de frango no país.

Também será criado um estoque regulador para a carne de frango. Nesse sentido, o governo deve fazer melhor uso das instalações de armazenamento a frio do Ministério da Agricultura e de suas agências.

Para aumentar a oferta de frango, o governo malaio também concordou em simplificar o processo de avaliação para pedidos de subsídio por criadores de frango e habilitar mais matadouros no exterior.

Ismail disse que o governo também vai reduzir o envolvimento de intermediários, iniciativa que deve ser liderada pela Organização Nacional dos Agricultores.

Na semana passada, quatro empresas avícolas disseram que planejavam um “boicote” de protesto pelo atraso do governo em fornecer um subsídio de 60 centavos/kg (cerca de 66 centavos na moeda brasileira) para os avicultores.

Ao anunciar hoje (23) as novas medidas, o primeiro-ministro Ismail Sabri Yaakob, afirmou que elas permanecerão em vigor até que os preços do frango e os níveis de produção sejam estabilizados. A Malásia exporta cerca de 3,6 milhões de frangos inteiros por mês.

Ele disse que uma investigação sobre os cartéis de frango [acusados de controlar os preços e a produção] será concluída no próximo mês e que haverá uma ação legal contra os culpados se as acusações forem verdadeiras.

Ismail disse que o Gabinete foi aconselhado pelo procurador-geral a usar as disposições da Lei de Controle de Suprimentos para interromper a exportação de frangos.

O Gabinete também concordou com um pedido para que governos estaduais, agências e empresas ligadas ao governo cooperem fornecendo licenças ocupacionais temporárias de longo prazo para o plantio de culturas alternativas como o milho. O trigo é atualmente o principal componente da ração para frangos.

Ontem, o Ministério da Agricultura e Indústrias de Alimentos anunciou que pesquisas efetuadas pelos serviços veterinários constataram que a maioria das granjas avícolas está pronta para fornecer um suprimento suficiente de frango ao mercado. No entanto, algumas granjas tiveram problemas de rendimento, com frangos abaixo do peso, o que afetou o abastecimento em algumas áreas – acrescentou o Ministério.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.