No ranking dos 50 maiores produtores de frango do mundo, elaborada pela Watt Poultry International, quem aparece nas duas primeiras posições são empresas brasileiras – JBS e BRF, respectivamente. A norte-americana Tyson Foods, outra líder do setor, ocupa a terceira posição.
O ranking está baseado no número de cabeças de frango abatidas anualmente e, portanto, não significa que corresponda, necessariamente, também ao volume de carne produzida, situação aplicável ao Brasil, grande produtor e exportador de “grillers” (galetos), aves de menor peso.
No portfólio da JBS está inclusa não só a operação brasileira da Seara (pouco mais de 2 bilhões de cabeças), mas também as da Pilgrim’s no México e nos EUA e, ainda, da Moy Park no Reino Unido. Daí o total de 4,425 bilhões de cabeças.
Entre as 50 maiores do ranking ainda há mais duas representações brasileiras: as das Cooperativas Aurora e Copacol, a primeira na 24ª posição e abate de 365 milhões de cabeças; a Copacol, na 50ª posição, com 200 milhões de cabeças