domingo, 29 de maio de 2022

Japão confirma presença da cepa H5N8 em terceiro surto de gripe aviária no país

O Japão confirmou que o subtipo H5N8 da gripe aviária, altamente patogênico, foi detectado em uma granja aviária no terceiro surto de gripe aviária no país neste outono, anunciou o Ministério da Agricultura na terça-feira.

O surto foi descoberto na segunda-feira (15) em uma granja com cerca de 11 mil galinhas poedeiras na cidade de Izumi, prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do Japão, disse o ministério em um comunicado em seu site.

Ele surge no momento em que vários surtos de gripe aviária severa na Europa e na Ásia foram relatados à Organização Mundial de Saúde Animal nos últimos dias, em um sinal de que o vírus está se disseminando rápida e novamente.

“O subtipo NA do vírus da influenza aviária altamente patogênico foi identificado e foi confirmado ser o subtipo H5N8”, informou o ministério.

O aumento no número de pessoas infectadas com a gripe aviária em todo o mundo este ano está se tornando uma fonte de preocupação para especialistas em epidemiologia, especialmente em função da lenta recuperação da pandemia de Covid-19.

A China relatou para a Organização Mundial de Saúde a ocorrência de  21 infecções humanas com o subtipo H5N6 da gripe aviária em 2021, em comparação com apenas cinco no ano passado, disse, com seis pessoas mortas e muitas gravemente doentes.

Em fevereiro, a Rússia registrou o primeiro caso da cepa H5N8 transmitida a humanos por pássaros e relatou o caso à OMS. Não havia nenhum sinal no momento da transmissão entre humanos.

O Japão suspendeu temporariamente as exportações de carne de frango e ovos de todas as regiões no início deste mês após relatar o primeiro surto, embora o ministério tenha dito que o consumo desses itens, se infectados, não representa risco para os humanos.

No inverno passado, o Japão teve sua pior temporada de gripe de inverno em granjas, com quase 10 milhões de frangos abatidos e mais de um terço das prefeituras do país afetadas.

O Japão tem um rebanho de postura de cerca de 181 milhões de galinhas e uma população de frangos de 140 milhões, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Tratamentos antivirais podem ser eficazes contra a gripe aviária, mas não há vacina para humanos, de acordo com o site do Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista AviSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

revista01

Avicultura de corte brasileira chegou a novos e inéditos resultados em 2021

Revista do AviSite faz um balanço do ano de 2021 trazendo os números de alojamento de matrizes de corte, produção de pintos de corte, produção, exportação e disponibilidade de carne de frango e disponibilidade per capita aparente de carne de frango. Página 22.

revista02

Influenza Aviária: os reais perigos dos novos surtos de H5N1

Com o crescimento de casos da cepa H5N1 em todo o mundo, aumenta a preocupação em manter o Brasil livre da enfermidade. Portanto, especialistas alertam para a necessidade de manutenção dos programas de biosseguridade, avaliando potenciais fragilidades e mitigando riscos. Página 30.

revista03

Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de suínos e aves

Estudos da Embrapa mostram que o arroz pode complementar ou substituir o milho na ração animal. Página 36.

Fotografias Noelly Castro

União Europeia sanciona lei que bane uso indiscriminado de antibióticos e estimula o bem-estar na criação animal

Brasil deve ser impactado em relação às vendas da avicultura. Expectativa é de efeito positivo em outros países, inspirando a modernização de leis que visem à promoção de sistemas mais éticos e sustentáveis e a mitigação dos riscos de resistência antimicrobiana. Página 56.

revista04

Terceira geração de selênio: L-SeMet, OH-SeMet ou Zn-SeMet, quais são as diferenças?

Estudos sugerem que a forma de selênio ofertada na dieta determina sua eficiência e, dessa maneira, influencia o atendimento do requerimento nutricional dos animais. Página 42.

Melina Bonato

Conceitos de imunonutrição aplicados a avicultura

Este conceito é entendido e aplicado à nutrição animal há bastante tempo, já que os conhecimentos nas áreas de nutrição, sanidade, manejo e ambiência são bastante avançados; no entanto, apenas há alguns anos, o termo “imunonutrição” vem sendo usado efetivamente. Página 46.

frango (88)

Superdosagem de fitase proporciona bons resultados para combater miopatias em frangos de corte

A necessidade de resolver o problema associado à alta incidência de distúrbios metabólicos, como miopatias, tem atraído enorme atenção do setor. Página 48.

frango (45)

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade, levando a alterações dos parâmetros produtivos. Página 50.