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Peru de Natal vai ficar mais caro na ceia de 2019

Categoria: Mercado

São Paulo, SP, 08/11/2019 |


O peru de Natal e os cortes de frango e suíno típicos das festas de fim de ano ficarão mais caros em 2019. Indústrias relevantes nesse mercado, a BRF – dona das marcas Sadia e Perdigão –, e a central de cooperativas catarinense Aurora Alimentos reajustaram os preços em ao menos 15% na comparação com os produtos natalinos comercializados no ano passado.

De acordo com Leomar Somensi, diretor comercial da Aurora, os preços da carne suína (lombo, tender, entre outros) subiram em razão da maior demanda externa pelo produto brasileiro, o que reduziu a oferta no mercado doméstico. A peste suína africana na China impulsionou as exportações brasileiras.

Além disso, a indústria de carne de frango passou por um ajuste de produção, resolvendo um problema do ano passado, quando as empresas do setor haviam sofrido com preços muito baixos.

Em média, os preços da carne de frango subiram pouco mais de 20% em 2019 no atacado de São Paulo, conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vinculado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

De acordo com o executivo da Aurora, ainda não é possível saber em que magnitude o reajuste de preços promovido pelas empresas do setor será repassado aos consumidores.

A avaliação de Somensi é que o reajuste no varejo será menor do que o promovido pelos frigoríficos. “A demanda ainda está retraída no mercado doméstico. Não se vê um consumo mais amplo”, disse. Nesse cenário, o volume de produtos natalinos ofertados pela Aurora será ligeiramente menor.

Na BRF, há mais otimismo. De acordo com Manoel Martins, diretor comercial de autosserviço Brasil da empresa, os recursos do FGTS devem estimular o consumo nas festas de fim de ano.
Além disso, o executivo avaliou que a melhora da economia – ainda que pequena – deve se refletir na demanda. Nesse cenário, a dona da Sadia e Perdigão ampliou levemente o volume de produtos natalinos para 2019. Os preços dos produtos natalinos da companhia, acrescentou, subiram de 15% a 18%.

De acordo com estimativas de mercado, a BRF é a líder no mercado de produtos natalinos, com uma fatia de 58%. A Seara, da JBS, tem 19%, e a Aurora, 13%. Em peru, a participação da BRF é ainda mais dominante. A companhia detém 75,8% de participação. Estima-se que o mercado de carnes natalinas movimente mais de mais de R$ 1 bilhão, de acordo com Somensi, da Aurora.



Fonte: Valor
Autor: Luiz Henrique Mendes



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