sexta-feira, 27 de maio de 2022

Gripe aviária na França: um oitavo surto detectado em uma granja em Gers

Paris -Um surto de influenza aviária altamente patogênica (HPAI) tipo H5N1 foi confirmado em 16 de dezembro em uma granja comercial  de patos prontos para alimentação forçada (foie-gras)  localizada na cidade de Manciet, no departamento de Gers. Este é o primeiro surto detectado em aves comerciais no sudoeste desde a epizootia do inverno passado que afetou gravemente esta região.

De acordo com as regras de gestão sanitária, a granja de Gers foi despovoada e desinfetada preventivamente hoje. Uma zona de proteção (3 km) e uma zona de vigilância (10 km) ao redor do foco estão montadas pelo Prefeito. Para controlar o risco de propagação do vírus, o movimento de aves é proibido nessas áreas, onde medidas sanitárias rigorosas devem ser observadas.

Será implementado o despovoamento preventivo das granjas epidemiologicamente ligadas às granjas contaminadas. Isto diz respeito a 2 outras granjas de Gers. Um despovoamento preventivo das 5 granjas de palmípedes localizadas dentro de 3 kms ao redor deste surto também será realizado. O objetivo é limitar a propagação do vírus.

Este é o 8º surto de reprodução que a França registra em seu território, incluindo 7 surtos no departamento de Nord (H5N1), aos quais se somam 11 casos em aves selvagens (H5N1) e três casos em criações domésticas (H5N8) no território metropolitano.

Os vírus da gripe aviária continuam a circular ativamente na Europa por meio de aves migratórias. Vinte e nove países são afetados em todo o continente europeu, que tem quase 400 surtos em granjas comerciais e outros 700 casos na fauna selvagem.

Julien Denormandie, Ministro da Agricultura e Alimentação, mais uma vez apela a todos os setores profissionais, caçadores e indivíduos com aves a manter extrema vigilância, a respeitar estritamente as medidas de proteção contra a gripe aviária e a reportar sem demora qualquer suspeita às autoridades de saúde do departamento .

Para prevenir uma nova epizootia de gripe aviária, foi traçado um roteiro em julho passado com profissionais do setor avícola. Este roadmap permitiu, nomeadamente, o estabelecimento de regras de gestão que visam melhor antecipar as situações de crise (governação renovada, cenário de gestão pré-estabelecido).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista AviSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

revista01

Avicultura de corte brasileira chegou a novos e inéditos resultados em 2021

Revista do AviSite faz um balanço do ano de 2021 trazendo os números de alojamento de matrizes de corte, produção de pintos de corte, produção, exportação e disponibilidade de carne de frango e disponibilidade per capita aparente de carne de frango. Página 22.

revista02

Influenza Aviária: os reais perigos dos novos surtos de H5N1

Com o crescimento de casos da cepa H5N1 em todo o mundo, aumenta a preocupação em manter o Brasil livre da enfermidade. Portanto, especialistas alertam para a necessidade de manutenção dos programas de biosseguridade, avaliando potenciais fragilidades e mitigando riscos. Página 30.

revista03

Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de suínos e aves

Estudos da Embrapa mostram que o arroz pode complementar ou substituir o milho na ração animal. Página 36.

Fotografias Noelly Castro

União Europeia sanciona lei que bane uso indiscriminado de antibióticos e estimula o bem-estar na criação animal

Brasil deve ser impactado em relação às vendas da avicultura. Expectativa é de efeito positivo em outros países, inspirando a modernização de leis que visem à promoção de sistemas mais éticos e sustentáveis e a mitigação dos riscos de resistência antimicrobiana. Página 56.

revista04

Terceira geração de selênio: L-SeMet, OH-SeMet ou Zn-SeMet, quais são as diferenças?

Estudos sugerem que a forma de selênio ofertada na dieta determina sua eficiência e, dessa maneira, influencia o atendimento do requerimento nutricional dos animais. Página 42.

Melina Bonato

Conceitos de imunonutrição aplicados a avicultura

Este conceito é entendido e aplicado à nutrição animal há bastante tempo, já que os conhecimentos nas áreas de nutrição, sanidade, manejo e ambiência são bastante avançados; no entanto, apenas há alguns anos, o termo “imunonutrição” vem sendo usado efetivamente. Página 46.

frango (88)

Superdosagem de fitase proporciona bons resultados para combater miopatias em frangos de corte

A necessidade de resolver o problema associado à alta incidência de distúrbios metabólicos, como miopatias, tem atraído enorme atenção do setor. Página 48.

frango (45)

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade, levando a alterações dos parâmetros produtivos. Página 50.