A indústria avícola de Israel vem sendo duramente afetada por surtos de gripe aviária, crescentes nos últimos dias.
As aves de uma granja com 42.000 perus foram abatidas no final da semana após serem infectadas com o vírus e, no dia seguinte, duas outras granjas com mais de 21.000 aves foram atingidas pela doença. Os serviços veterinários estão operando em um formato de emergência e continuam a localizar ativamente os surtos no norte de Israel e a isolar os pontos críticos. Os ovos produzidos na região de Gadish estão sendo mantidos fora do mercado. “Este é um evento de infecção de uma magnitude que não experimentamos aqui antes”, disse o ministro da Agricultura, Oded Forer, citado pelo jornal Jerusalem Post.
Forer recentemente instruiu seu escritório a aumentar as cotas de ovos para os agricultores em Israel e a abrir o mercado para as importações devido à expectativa de escassez de ovos nos próximos meses. O ministro está operando um comando interministerial de emergência para lidar com os contínuos surtos de gripe aviária no país.
Um grande número de casos de gripe aviária continuou a ser relatado em toda a Europa, África e Ásia nas últimas semanas, principalmente devido ao subtipo H5N1, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.
A OIE exortou os países a aumentar a vigilância de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI), uma vez que o vírus foi notificado em mais de 40 países desde julho.
Os subtipos H5N1, H5N3, H5N4, H5N5, H5N6 e H5N8 de HPAI estão circulando em populações de aves selvagens e domésticas em todo o mundo, gerando preocupação na OIE, que chamou tal ocorrência de uma “variabilidade genética sem precedentes de subtipos … criando uma paisagem epidemiologicamente desafiadora”.
De acordo com pesquisadores do Instituto Federal de Pesquisa de Saúde Animal da Alemanha, o Instituto Friedrich Loeffler, a Europa está experimentando sua “epidemia de gripe aviária mais forte de todos os tempos”.
O instituto acrescentou que “não há fim à vista”, pois o vírus se espalha pelo continente e pelo mundo, com novos casos sendo registrados diariamente.