A Grã-Bretanha está enfrentando o pior surto de gripe aviária de todos os tempos, disse o ministro da agricultura e meio ambiente, George Eustice, ao parlamento na quinta-feira, 9.
“Neste ano estamos presenciando o maior surto de gripe aviária de todos os tempos no Reino Unido”, disse ele à Câmara dos Comuns, acrescentando que houve 36 surtos confirmados.
Esses surtos são um risco sazonal associado às aves selvagens migratórias, comentou.
A veterinária-chefe da Grã-Bretanha, Christine Middlemiss, disse à rádio BBC na quinta-feira que cerca de 500.000 aves foram abatidas como resultado dos surtos.
A gripe aviária altamente patogênica do tipo H5N1 foi confirmada em granjas de North Yorkshire e South Suffolk na quarta-feira (8) após uma série de surtos em diferentes locais desde 27 de outubro, quando a cepa foi encontrada em um centro de resgate de aves em Worcestershire.
Todas as aves nas instalações infectadas foram ou estão sendo sacrificadas.
Uma Zona de Prevenção da Gripe Aviária em todo o país foi declarada na Inglaterra em 3 de novembro, estabelecendo que granjas e criadores de aves em geral adotassem rigorosas medidas de biossegurança. Em 29 de novembro a medida foi estendida a todo o Reino Unido, determinando o total confinamento de todo tipo de ave em criação.
O vírus se espalhou pela Europa nas últimas semanas, com surtos em vários países, incluindo França, Alemanha, Itália, Holanda e Dinamarca.