sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Genômica enfoca salmonella em aves brasileiras…

... e demonstra que que a Salmonella associada ao Brasil não foi encontrada em frangos importados pelo Reino Unido.

Pesquisadores do Quadram Institute, University of East Anglia, UK Health Security Agency, Animal and Plant Health Agency, todos do Reino Unido, e da Universidade de São Paulo, no Brasil, avaliaram como as mudanças na criação de frangos no Brasil mudaram o perfil da bactéria Salmonella encontrada circulando dentro da avicultura. O trabalho de detetive genômico mostrou que, embora isso não represente risco imediato à saúde de países importadores como o Reino Unido, as bactérias eram resistentes a medicamentos antimicrobianos.

O achado ressalta a importância de adotar uma abordagem “Saúde Única” que englobe as conexões entre a saúde das pessoas, animais e meio ambiente, especialmente ao avaliar as cadeias globais de fornecimento de alimentos.

A conclusão mais importante: ao comparar os genomas brasileiros de Heidelberg e Minnesota com outros coletados e depositados em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, ficou claro que os tipos brasileiros de Salmonella formavam um subgrupo distinto, separado dos casos humanos. Além disso, a colaboração com a Animal and Plant Health Agency (APHA) mostrou que a Salmonella associada ao Brasil não foi encontrada em frangos do Reino Unido.

O texto acima integra press-release que acaba de ser divulgado pelo Quadram Institute, centro de pesquisa em alimentos e saúde que reúne o Quadram Institute Bioscience (antigo Instituto de Pesquisa de Alimentos), o centro de endoscopia dos Hospitais da Universidade de Norfolk e Norwich e departamentos da Escola de Medicina de Norwich da Universidade de East Anglia e da Faculdade da Ciência. Está localizado nos arredores de Norwich, Inglaterra.

Clique aqui para acessar o inteiro teor do release divulgado. E aqui  para acessar a íntegra do trabalho científico “Dinâmica da Salmonella enterica e resistência antimicrobiana na avicultura brasileira e impactos globais na saúde pública”, publicado no journal PLOS GENETICS.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.