domingo, 7 de agosto de 2022

“Fim de tarifas sobre importação de carne de frango é grande vitória para os consumidores sul-africanos”

Suspensão tem caráter temporário, durará 12 meses

Em um comunicado de imprensa publicado recentemente, a Associação Sul-Africana de Importadores e Exportadores de Carne (AMIE, na sigla em inglês)) saudou a suspensão dos direitos antidumping sobre frangos importados do Brasil, Espanha, Polônia, Irlanda e Dinamarca por doze meses, dizendo que esta decisão é uma grande vitória para milhões de consumidores sul-africanos sem dinheiro.

“Ao tomar essa decisão, o ministro (Ebrahim Patel) considerou o atual rápido aumento dos preços dos alimentos não só no mercado do SACU*, mas globalmente, e o impacto significativo que isso tem, especialmente sobre os pobres, bem como o impacto que a imposição de direitos anti-dumping podem ter sobre o preço do frango como uma das fontes de proteína mais acessíveis”, disse o anúncio, publicado no Diário Oficial do país. “O Ministro, portanto, decidiu suspender a imposição dos direitos antidumping por um período de 12 meses.”

“Este é um resultado excepcional para os consumidores sul-africanos, porque eles estão sob uma pressão financeira tão significativa”, disse Paul Matthew, CEO da AMIE. “O frango é a fonte de proteína mais acessível e, portanto, vital para os consumidores sul-africanos, especialmente aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza. Isso mostra que nosso governo, e especificamente o ministro Patel, estão atentos à situação dos consumidores e prontos para tomar ações ousadas para ajudar a mitigar o impacto da inflação desenfreada, o que é encorajador”.

Em abril deste ano, a AMIE pediu ao governo que considerasse uma moratória nas tarifas sobre o frango importado para ajudar a conter a inflação. Também pediu que as tarifas existentes fossem reconsideradas e que todos os cortes de frango fossem isentos de IVA.

O Ministro das Finanças, por recomendação do ITAC, e a pedido do Ministro do Comércio, Indústria e Concorrência, é o decisor final quando se trata da imposição de direitos e tarifas. Consequentemente, em junho de 2022, a AMIE escreveu ao Ministro das Finanças, instando-o a realizar um inquérito de interesse público para a imposição de direitos anti-dumping, conforme exigido pela Constituição, a Lei do Serviço Público, às obrigações comerciais internacionais da África do Sul.

“A suspensão de tarifas adicionais sobre o frango importado desses cinco países é um primeiro passo na direção certa, e esperamos ver mais desse tipo de ação do governo no futuro”, disse Matthew.

“Governos de todo o mundo vêm reduzindo tarifas de importação como forma de ajudar seus cidadãos a sobreviver. México, Filipinas e Coréia do Sul removeram tarifas sobre produtos importados, incluindo frango, para conter e mitigar o impacto do aumento da inflação em seu povo”.

“A liberalização das políticas comerciais pode ajudar os consumidores”, disse Matthew. “O oposto acontece com as políticas de localização e protecionistas porque restringem a concorrência, o que leva a um aumento no preço dos bens locais. Saudamos que o governo tenha reconhecido que o momento e a extensão dessas políticas precisam de uma consideração cuidadosa e suspendeu a implementação de tarifas por 12 meses. Isso mostra que o governo está colocando seus cidadãos em primeiro lugar, que é exatamente como deveria ser.”

“Ainda não sabemos os detalhes das tarifas suspensas, ou como foram determinadas, e as consideraremos oportunamente”, concluiu.

* SACU: Mercado comum compreendendo, além da África do Sul, Botswana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia (Nota do AviSite).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.