sexta-feira, 1 de julho de 2022

FACTA WPSA 2022 analisa os riscos atuais da Salmonella para a indústria avícola e para a saúde pública

A resistência aos antibióticos e seu impacto na saúde humana são fatores que serão analisados pela Professora da Universidade do Mississipi Martha Pulido

Na próxima semana, nos dias 11 e 12 de maio, será realizada no Expo D. Pedro, em Campinas (SP), a 39ª edição da Conferência FACTA WPSA-Brasil 2022. O evento, que traz como tema “Avicultura, o futuro é agora”, abrirá espaço para o debate sobre os riscos atuais da Salmonella na avicultura.

WPSA promove amplo debate técnico para o setor avícola

A professora do College of Veterinary Medicine da Universidade Estadual do Mississippi Martha Pulido Landinez apresentará a palestra “Salmonella em granjas avícolas: o que pode ser feito hoje para evitar desafios futuros?”

Entre os desafios atuais para a produção avícola, a presença de Salmonella em aves comerciais implica em alto risco em termos de saúde pública. Não só pela presença da própria bactéria, mas também pela sua resistência aos antibióticos.

Martha Pulido explica que essa última característica das bactérias presentes nos ambientes avícolas levou a indústria avícola mundial a repensar sua forma de trabalhar, principalmente no que diz respeito a ter produções livres de antibióticos. “A partir do momento em que as empresas decidem produzir sob “zero antibióticos” (eliminando, por exemplo, os chamados melhoradores de desempenho produtivo – “promotores de crescimento”), mudanças relacionadas à exacerbação de bactérias presentes em aves e ambientes começam a ver efeitos que antes não eram evidentes”, diz.

No caso específico da Salmonella, Martha conta que os surtos de doença grave e mortalidade começaram a ser observados em frangos entre 1 e 2 semanas de idade, especialmente com o sorotipo Enteritidis. “Além disso, evidenciou-se o surgimento de sorotipos que antes não eram considerados importantes ou que não eram identificados com frequência. Dois exemplos que podem ser citados são o sorotipo Infantis, atualmente altamente prevalente em todo o mundo; e o sorotipo Minnesota, que ganhou grande importância nos últimos anos no Brasil”, afirma.

A presença de Salmonella deve ser vista como um problema em toda a cadeia de fornecimento de carne de frango e ovos. “Seu controle na produção primária é crucial! Foi-se o tempo em que pensávamos que a responsabilidade de reduzir a presença de Salmonella na carne de frango dependia apenas da planta de processamento. Hoje sabemos que cada setor de integração vertical deve desenvolver suas intervenções para o controle de Salmonella considerando que todas as ações que forem implementadas beneficiarão todos os setores subsequentes”, diz.

Para esta edição da Conferência FACTA WPSA-Brasil 2022, a entidade espera receber mais de 400 congressistas presencialmente e algumas centenas de forma on-line que poderão se inteirar de forma vasta sobre o tema Environmental, Social and Governance (ESG), além de ampliar seus conhecimentos acerca da atual situação e projeções para o mercado de grãos; disponibilidade de energia elétrica; apresentação de um modelo de contenção para surto de doenças exóticas tipo Anemia Aviária, NewCastle e Gumboro; tendências e mudanças de tipo de produtos avícolas oferecidos ao mercado pós-pandemia; qualificação da mão de obra no uso de sistemas informatizados de coleta de dados e automação dos galpões, entre outros.

A programação do evento e os temas definidos estão no site https://conferenciafacta2022.casarn.com.br/

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.