Ainda não é a resposta – avidamente perseguida e ansiosamente aguardada. Porém, pesquisadores entendem que a solução para um dos maiores desafios enfrentados pela avicultura na área do bem-estar animal – o sacrifício de machos nos segmentos de postura e reprodução – pode estar na engenharia genética.
Usando engenharia genética, cientistas da Escola de Biociências da Universidade de Kent e do Instituto Francis Crick, no Reino Unido, conseguiram criar ninhadas de camundongos do mesmo sexto – somente fêmeas ou somente machos. E acreditam que a mesma tecnologia possa ser adotada na avicultura para melhorar o bem-estar animal.
O método, em síntese, altera um elemento do sistema no cromossomo X ou Y do pai, o que significa que ele só será herdado por embriões femininos ou masculinos, respectivamente. O outro elemento é fornecido pela mãe e é herdado por todos os embriões. No caso da avicultura, a aplicação dessa técnica – se funcionar – permitiria, por exemplo, que os ovos de pintos machos se tornassem inférteis e, portanto, as eclosões estariam restritas aos pintos fêmeas.
Clique aqui para acessar, no site da Universidade de Kent, mais informações a respeito. E aqui para conhecer a íntegra do trabalho publicado na Nature.