Desempenho do ovo em novembro e nos 11 primeiros meses de 2021

Da mesma forma que o frango, o ovo atravessou este último novembro de forma melancólica, pois viu seu preço recuar pelo terceiro mês consecutivo. Com isso, chega às vésperas do período de Festas com a segunda pior média de preços de 2021.

Em outras palavras, o alimento que já foi o “salvador da Pátria” quando o mundo se deparou com a atual pandemia, encerrou o 11º mês de 2021 de maneira absolutamente medíocre, visto que seus preços no mês ficaram acima, apenas, dos baixos valores registrados em janeiro, tradicionalmente o mais fraco mês de todos os exercícios.

É verdade que nos três últimos dias de negócios do mês o setor produtivo buscou melhores preços. Mas a revitalização obtida foi tênue, pois o valor médio registrado ficou apenas 1% acima do observado em idêntico período de 2020.

Enfim, a média alcançada no mês correspondeu a uma redução mensal de 7,45% e a uma valorização anual de apenas 7,28% em relação a novembro de 2020, quer dizer, um resultado inferior à inflação do período e que, pelo IPCA de outubro passado, nos últimos 12 meses já ultrapassou os dois dígitos.

Graças ao melhor desempenho em períodos anteriores, o valor médio dos 11 primeiros meses de 2021 apresenta índices mais alentadores, pois situa-se quase 30% acima do que foi registrado em idêntico período de 2020. Porém, considerada a forte inflação que voltou a assolar o País no corrente exercício, o ganho deflacionado em relação aos 12 meses do ano passado não chega aos 17,5%.

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A Ferraz é uma empresa familiar 100% nacional e que iniciou suas atividades no ano de 1970. Em seguida, começaram a fabricar pequenas fábricas de rações farelada para granjas de aves de postura e também suínos. Atualmente, fornecem plantas completas tanto para produção de rações fareladas, extrusadas de 400 Kg a 16 toneladas por hora, peletizadas de 400 Kg a 30 toneladas por hora.

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Ricardo Santin, afirma: “Produção nacional de carne de frango pode alcançar entre 14,100 e 14,300 milhões de toneladas neste ano, elevação de 3,5% em relação a 2020. No recorte das exportações, a ampliação do volume embarcado é ainda mais evidente: até 10%. Consumo per capita será de 46 quilos de carne de frango”.

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QIMA/WQS foi fundada em 1993, oferecendo soluções para a indústria de alimentos do campo à mesa por meio de certificações reconhecidas pela GFSI (BRCGS, GLOBALG.AP, SQF, IFS), segurança de alimentos, auditorias éticas, selos de qualidade, inspeções, treinamento e gestão da cadeia de fornecimento. Atualmente com sede em Charlotte, Carolina do Norte, com filiais no Brasil e México, fornecem serviços em todo o mundo.

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A Pluma Agroavícola sempre se destacou no mercado pela evolução e crescimento acima da média. Hoje, com 22 anos de fundação, a empresa atua em oito estados do Brasil, sendo Paraná (com sua sede em Cascavel), Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal. Em 1999, quando a empresa foi fundada, eram apenas cinco funcionários; hoje, são mais de 2.300 colaboradores.

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Duas datas muito importantes foram comemoradas nos meses de setembro e outubro ambas com forte relação com os segmentos de avicultura e suinocultura: O Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos (29/09) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10) o qual faz alusão também a data de criação da Organização da Nações Unidas para alimentação e agricultura (FAO). Os setores avícola e suinícola conferem grande contribuição aos temas e trazem grandes benefícios a bem-estar população global e do planeta.

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Sob a liderança da Ministra Tereza Cristina, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem trabalhado comprometido com a agenda de abertura, manutenção e ampliação de mercados para os produtos do agronegócio brasileiro. Como resultado abrimos desde janeiro de 2019 até o presente momento, 178 mercados para diferentes tipos de produtos.

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