quinta-feira, 7 de julho de 2022

Como gerir a ambiência de frangos de corte na fase adulta

O episódio 4 da Web Série sobre Ambiência para Aves de Corte evidencia os principais pontos para evitar que os prejuízos ocorram na fase adulta das aves

Na fase adulta de frangos de corte, a ambiência deve ser gerida com o objetivo de evitar o estresse calórico, doenças respiratórias e mortalidade. O tema é abordado no último episódio da Web Série sobre Ambiência para Aves de Corte, produzida pela Agroceres Multimix, que há 45 anos oferece muito mais que nutrição ao setor agropecuário.

“Evidentemente não podemos ter aves com estresse calórico, problemas respiratórios, altos índices de mortalidade e, principalmente, baixos resultados zooeconômicos em aviários projetados para operar em ambiente controlado”, salienta o Consultor de Serviços Técnicos de Aves da Agroceres Multimix, Leandro Correa.

Mas, por que isso ocorre? Correa explica que, na maioria das vezes, isso se deve a falhas no projeto de climatização; em programações de funcionamento, ou manejo de equipamentos; e, principalmente, falhas de manutenção dos equipamentos e estrutura do aviário.

E o episódio 4 da Web Série sobre Ambiência para Aves de Corte evidencia os principais pontos para evitar que os prejuízos ocorram na fase adulta das aves. O Consultor explica que além de cuidados básicos como coletar as aves mortas, manejar a temperatura da água e revolver a cama semanalmente, entre outros, será preciso incluir o checklist de funcionamento dos principais equipamentos do sistema de climatização na avaliação diária.

“Todos os equipamentos são fundamentais e o mau funcionamento de qualquer um deles vai gerar problemas nas condições internas, impactando negativamente os resultados do lote”, salienta Correa. No vídeo, Correa apresenta um checklist completo para garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos na fase adulta dos frangos de corte.

“Antes de fazer qualquer alteração de programações, é preciso ter certeza de que tudo está funcionando de forma correta e não apenas funcionando”, destaca Correa. “Para operar esses sistemas, além de conhecer as necessidades e cuidados exigidos por cada fase de criação das aves, nossos operadores precisam conhecer de forma aprofundada a função e forma de funcionamento de cada equipamento instalado”, conclui.

O episódio 4 da série pode ser acessado na plataforma AgroFlix (https://agroflix.com.br/ambiencia-frangos-de-corte-fase-adulta/ ). 

Web Série Ambiência para Aves de Corte

O primeiro episódio da Web Série, aborda os parâmetros gerais de ambiência, tratando das diretrizes de trabalho para luminosidade, temperatura, umidade, velocidade e qualidade do ar ideal para as idades das aves. Ele pode ser conferido neste link https://agroflix.com.br/ambiencia-na-avicultura-e-tema-de-nova-web-serie-lancada-pela-agroceres-multimix/.

No episódio 2 a abordagem é sobre os principais equipamentos que compõem o sistema de ventilação por pressão negativa. Leandro destaca a necessidade de se obter um aviário hermético, ele também aponta os equipamentos fundamentais e ressalta a importância dos sensores para um ambiente controlado (https://agroflix.com.br/climatizacao-granjas-frangos-de-corte-ambiencia/ ).

No terceiro são abordados os cuidados necessários para uma boa recepção dos pintinhos e a arrancada tão almejada nas primeiras semanas de vida. Confira o episódio 3 neste link https://agroflix.com.br/ambiencia-aves-de-corte-fase-inicial/ .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.