Benefícios de um programa de monitoramento sobre a qualidade da vacinação

A vacinação no incubatório é a melhor opção para realizar uma aplicação massal sob um ambiente controlado. De fato, o melhor controle e padronização do processo global de vacinação realizado em um único local e conduzido por uma equipe bem treinada resultará em maior qualidade de vacinação, melhor saúde e bem-estar em comparação aos diferentes tipos de vacinação na granja.

Como em qualquer outro processo da cadeia de valor, a implementação de procedimentos para garantir as boas práticas, módulos de treinamento específicos para a equipe e os métodos de execução e controle são essenciais para o sucesso. Isto é igualmente aplicável à vacinação em incubatório. Sem qualquer controle no processo de administração da vacina, todos os benefícios das vacinas utilizadas não podem ser traduzidos em resultados.

Uma aplicação dedicada foi utilizada para realizar uma auditoria referente ao desempenho da vacinação em incubatórios.

O impacto positivo de um programa de vacinação em incubatório. Uma publicação recente no Poultry Science Journal em 2020, mostrando uma pesquisa realizada pela Universidade de Pádua (Itália) e a Universidade da Tessália (Grécia) em cooperação com a Ceva Saúde Animal, demonstrou, estatisticamente, que o monitoramento da vacinação resultará em uma melhoria significativa da qualidade da vacinação para a proteção das aves e, em última instância, para o desempenho econômico das empresas envolvidas**.

Resultados das auditorias de vacinação do incubatório. Durante um período de 4 anos, o efeito de múltiplos controles baseados em 1678 auditorias de desempenho de vacinação foram avaliados em 169 incubatórios, localizados em 11 países europeus. Esses controles foram realizados por profissionais especificamente treinados usando um aplicativo exclusivo e um tablet.

A pesquisa mostrou a variação nas pontuações entre a última e a primeira visita traçada, em relação ao número de auditorias realizadas (visitas), o que representa positivamente a melhora, particularmente nos indicadores de qualidade da preparação da vacina e da administração de spray (Figura 1 – baixe a imagem no link abaixo). O equipamento de injeção foi estável pois, como mencionado no artigo, ele foi instalado por um longo período e o impacto sobre as melhorias torna-se menos visível na forma rotineira.

Gráfico de dispersão, relatando a variação total e parcial entre a última e a primeira visita organizada em relação ao número de visitas realizadas. Uma linha de regressão e um intervalo de confiança relativo de 95 (área sombreada) foram sobrepostos. **No good vaccination quality without good control: the positive impact of a hatchery vaccination service program. Poultry Science 99: 2976-2982.

Acesse o estudo completo AQUI.

O C.H.I.C.K. PROGRAM. Desde sua implantação, há mais de 10 anos, o C.H.I.C.K. PROGRAM Ceva provou seu valor para incubatórios, avicultores, integrações e produtores avícolas. Hoje, mais de 175 especialistas bem treinados em 40 países estão realizando auditorias e dando suporte para cerca de 60% dos incubatórios em todo o mundo. Isso resulta em mais de 8 mil auditorias e relatórios altamente valorizados anualmente. Durante as auditorias, diferentes parâmetros são pontuados, utilizando um aplicativo móvel dedicado, e os resultados são armazenados em um banco de dados para este fim.

Os resultados são relatados de forma gráfica para o gerenciamento do incubatório, comparando-os com desempenhos passados e com o benchmarking. O status do incubatório é discutido com o pessoal responsável e os gerentes, ações potenciais são sugeridas e os resultados são acompanhados na próxima visita. O treinamento, as melhorias no local e os relatórios para o gerenciamento do incubatório resultam na melhoria dos pontos críticos.

Código de boas práticas. Além disso, a atividade dos profissionais qualificados da Ceva é estruturada por um Código de Boas Práticas, cujo cumprimento é atestado por uma empresa de auditoria externa independente (Bureau Veritas Group). Atualmente, todas as afiliadas do Grupo Ceva com equipes Avícolas possuem um Reconhecimento de Qualidade dado por esta empresa de testes e certificação. De fato, ano após ano, nossas equipes passam por auditorias dedicadas para provar que existe o domínio das boas práticas de vacinação nos incubatórios.

Muitas melhorias significativas observadas. O efeito positivo de um programa de monitoramento da qualidade da vacinação foi então demonstrado pela publicação mencionada, que demonstra claramente os benefícios de uma avaliação objetiva do desempenho do incubatório através de um questionário padronizado no C.H.I.C.K Program, utilizando um aplicativo específico, seguido de discussão com o pessoal e a gestão sobre as ações necessárias.

Os resultados foram uma melhoria significativa do desempenho da administração da vacina, e por consequência, uma redução da ocorrência de doenças infecciosas. O C.H.I.C.K. Program melhora a saúde e bem-estar animal e, por fim, o desempenho econômico da produção.

Paola Cruz-Dousdebes é Global Vaccination Services e Wessel Swart (Europa), Vaccination Services & Equipment e Poultry Franchise Ceva Santé Animale (França)

Sobre Ceva Santé Animale: A Ceva Santé Animale é uma empresa farmacêutica veterinária multinacional francesa criada em 1999, especializada em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e vacinas para ruminantes, suínos, aves e animais de companhia. A Ceva está presente em 110 países e emprega mais de 5.500 pessoas em todo o mundo. Desde 2007, sua gestão e funcionários têm sido os acionistas majoritários da Ceva Santé Animale, cujo presidente e CEO é o Dr. Marc Prikazsky.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista AviSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

revista-ferraz

A Ferraz é uma empresa familiar 100% nacional e que iniciou suas atividades no ano de 1970. Em seguida, começaram a fabricar pequenas fábricas de rações farelada para granjas de aves de postura e também suínos. Atualmente, fornecem plantas completas tanto para produção de rações fareladas, extrusadas de 400 Kg a 16 toneladas por hora, peletizadas de 400 Kg a 30 toneladas por hora.

Revista-ricardo

Ricardo Santin, afirma: “Produção nacional de carne de frango pode alcançar entre 14,100 e 14,300 milhões de toneladas neste ano, elevação de 3,5% em relação a 2020. No recorte das exportações, a ampliação do volume embarcado é ainda mais evidente: até 10%. Consumo per capita será de 46 quilos de carne de frango”.

revista-qima

QIMA/WQS foi fundada em 1993, oferecendo soluções para a indústria de alimentos do campo à mesa por meio de certificações reconhecidas pela GFSI (BRCGS, GLOBALG.AP, SQF, IFS), segurança de alimentos, auditorias éticas, selos de qualidade, inspeções, treinamento e gestão da cadeia de fornecimento. Atualmente com sede em Charlotte, Carolina do Norte, com filiais no Brasil e México, fornecem serviços em todo o mundo.

revista-pluma

A Pluma Agroavícola sempre se destacou no mercado pela evolução e crescimento acima da média. Hoje, com 22 anos de fundação, a empresa atua em oito estados do Brasil, sendo Paraná (com sua sede em Cascavel), Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal. Em 1999, quando a empresa foi fundada, eram apenas cinco funcionários; hoje, são mais de 2.300 colaboradores.

revista-cida

Duas datas muito importantes foram comemoradas nos meses de setembro e outubro ambas com forte relação com os segmentos de avicultura e suinocultura: O Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos (29/09) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10) o qual faz alusão também a data de criação da Organização da Nações Unidas para alimentação e agricultura (FAO). Os setores avícola e suinícola conferem grande contribuição aos temas e trazem grandes benefícios a bem-estar população global e do planeta.

Revista-leandro

Sob a liderança da Ministra Tereza Cristina, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem trabalhado comprometido com a agenda de abertura, manutenção e ampliação de mercados para os produtos do agronegócio brasileiro. Como resultado abrimos desde janeiro de 2019 até o presente momento, 178 mercados para diferentes tipos de produtos.

revista-edicao-salmonelas

Alberto Back e Vânia Bernardes, do MercoLab Laboratórios LTDA, Cascavel PR publicam artigo na edição de dezembro da Revista do AviSite, em que afirmam que grande desafio atual é o controle das salmonelas paratíficas, que representam os outros quase 300 sorotipos que podem infectar as aves, além da Gallinarum e Pullorum. “
“Controle das salmonelas paratíficas exige conhecimento, ação integrada na cadeia, monitoramento, uso de produtos anti-salmonela (ácidos, probióticos, prebióticos, extratos vegetais…), uso de vacinas, cuidados de ambiência, manejo e biosseguridade”, afirmam.

Capturar-8

Quem se dedicou à tarefa de analisar os balanços das duas principais empresas do setor no segundo trimestre de 2021 deve ter notado que, embora fortes concorrentes entre si, ambas apresentaram pelo menos um argumento em comum para justificar os fracos resultados do período: o encarecimento do custo de produção naquele que, provavelmente, é o momento mais difícil e desafiante da economia e do consumidor brasileiro. Página 62.

Open chat
Cadastre-se para receber os Informativos