O pior surto de gripe aviária da África do Sul está agora sob controle e a oferta de ovos está melhorando, informou o Departamento de Agricultura nesta quarta-feira, 15. O país vem lutando desde abril contra um surto de Influenza Aviária de alta patogenicidade (IAAP).
Cerca de seis milhões de poedeiras e 2,5 milhões de galinhas reprodutoras, quase um terço do rebanho nacional, foram abatidas devido à gripe aviária, de acordo com a Associação Sul-Africana de Avicultura. Isto levou a uma escassez de ovos e ao receio de escassez de carne de frango nas festas natalinas.
Em comunicado, o departamento de agricultura disse que o governo facilitou o aumento das importações de ovos, ovos férteis, ovo em pó e ovos líquidos para aliviar a escassez.
“O departamento está satisfeito com o fato de o surto de IAAP estar sob controle e de 70% das explorações que não foram infectadas continuarem a produzir ovos e frangos”, comentou o departamento, acrescentando que “os níveis de estoque de ovos estão a reabastecer-se de forma constante”.
Os principais produtores e processadores de aves da África do Sul , Astral Foods, RCL Foods e Quantum Foods, afirmaram que o surto de gripe aviária devastou um setor já sobrecarregado pelos frequentes cortes de eletricidade do país e pelo aumento dos custos.