sexta-feira, 12 de agosto de 2022

34ª Reunião Anual do CBNA discute como minimizar os impactos ambientais da produção animal

O professor Urbano dos Santos Ruiz é o coordenador da área de suínos da 34ª Reunião Anual do CBNA – aves, suínos e bovinos, que acontece nos dias 9 e 10 novembro de 2022, Hotel Premium, em Campinas, SP. O encontro é realizado anualmente pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. 

Professor Urbano dos Santos Ruiz

Urbano afirma que neste ano o comitê da entidade escolheu “abordar as relações entre produção animal, impactos ambientais e bem-estar animal. A produção animal pode gerar impactos ambientais, seja na produção de alimentos para os animais ou nas próprias criações, pela emissão de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso) para atmosfera, como pela excreção de minerais e matéria orgânica em excesso via dejetos.”

Ele completa: “No entanto, é preciso, inicialmente, entender como se mede o impacto ambiental derivado da produção animal, as formas pelas quais pode ser reduzido ou mesmo eliminado e como os passivos ambientais podem ser transformados em aspectos positivos, rentáveis. Adicionalmente, nas produções intensivas há pontos a serem revistos/ajustados no que diz respeito ao bem-estar dos animais. Em nosso evento, abordaremos as métricas para mensuração de impacto ambiental, as principais formas de redução destes impactos, enfatizando as estratégias nutricionais”.

Segundo ele, as principais demandas do consumidor e da sociedade em geral em relação à produção agropecuária estão ligadas aos dois principais eixos que serão tratados em nosso evento: impactos ambientais ou produção de alimentos ambientalmente sustentável, e bem-estar animal.

O temário da 34ª Reunião Anual do CBNA já está pronto e logo será divulgado. De toda forma, o Professor Urbano já adianta alguns tópicos que serão abordados na área de suinocultura: Métricas para mensuração de impactos ambientais relacionados à produção animal; Geração de gases de efeito estufa na produção de alimentos para animais; Estratégias nutricionais para reduzir emissão de Carbono e minimizar impactos ambientais da produção animal; Formulação de dietas considerando impactos ambientais; Bem estar animal em produções intensivas.

34ª Reunião Anual do CBNA – aves, suínos e bovinos  

Data: 9 e 10 de novembro de 2022

Local: Hotel Premium, Campinas, SP

 

Atendimento

Fone: 19-3232-7518

cbna@cbna.com.br e cbna@lexxa.com.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista AviSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias



Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:
OvoSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

destaque-06

FACTA WPSA-Brasil 2022

Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto fizeram parte da agenda do evento. Página 84.

destaque-02

A evolução da seleção genética de frangos de corte

O melhoramento genético de frangos de corte teve início no fim da primeira metade do século passado, por meio de um processo de seleção simples, sem muita tecnologia. Página 44.

destaque-04

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e ter acesso às informações que estão sendo geradas para ele, uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis. Página 26.

destaque-05

Ferraz Parts: surge uma nova forma de produção de matrizes e capas de rolos para peletizadoras

Um novo setor, a mesma filosofia que consagrou a Ferraz Máquinas como a maior fabricante de equipamentos para rações animais do Brasil. Página 24.

destaque-07

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 88.

frango (93)

Com crescimento nas exportações de carne de frango, Brasil se mantém como maior exportador da proteína

Apenas em 2021 foram embarcadas 4,610 milhões de toneladas representando um montante de US$ 7,6 bilhões (FOB).  Página 30.

destaque-03

Melhoramento Genético Holístico

A produção de carne deve aumentar em 44 milhões de toneladas métricas até 2030, com 52% desse aumento representado pela avicultura. Página 50.

destaque-01

Entrevista: Ariel Mendes

Se falarmos em avicultura o nome de Ariel Mendes sempre estará em pauta, afinal, são mais de 40 anos dedicados ao setor, seja transmitindo conhecimento por meio de aulas ou à frente das principais entidades avícolas do país. Página 38.