Cama em Areia e outros materiais

Alternativa à cama convencional em maravalha, os resultados em cama de areia ainda não são totalmente conhecidos por grande parte dos profissionais da avicultura. Vamos discutir os benefícios, vantagens e custos desta alternativa? Há novas opções em materiais para a cama dos aviários? Aguardamos o posicionamento dos profissionais do setor.


Opine

129 - Mensagens no fórum. | pg.8 de 13

 Cama de Areia
Responder

Nova Mensagem

UMBERTO LUCAS H. DA ROSA (14/07/2008 10:46:35)

Prezados, A absorção e drenagem da areia e melhor que a cama convencional? Qual o tipo de areia idel para o uso? Quem já fez o experimento poderia me responder se o uso da areia facilita ou dificulta mais a limpeza da moela? O calo de pés aumenta ou diminui com a cama de areia? qual o percentual?

 Cama de Areia
Responder

Nova Mensagem

ADRIANO DOS SANTOS (09/07/2008 11:31:03)

Bom na minha opiniâo a cama de areia é muito boa na criação de frango de corte pois na empresa que atuo ja testamos mas existe um porem no qual não foi aprovado e liberado para os produtores utilizarem pois no carregamento deste frango a caixa e os proprios frango vão com areia, e no caso do frango acontece de entra frango na linha de abate e a hora que abre a moela elas contem areia. tendo em vista esta areia nas moela elas estavam desgastando mais rapido os equipamento do abatedouro

 tipos de cama
Responder

Nova Mensagem

ROSANA (04/07/2008 12:47:40)

Gostaria de obter mais informações das camas com capim e outros tipos de camas que tenha ai no nordete. Se possível mandar um msn para discutirmos este assusnto. Atenciosamente

 Cama com areia
Responder

Nova Mensagem

MOYSES O.P.ALVES (02/07/2008 17:07:32)

Caros colegas, O sistema de cama com utilização de areia poderá sim ser uma alternativa, mas deve ser realizada de forma correta que exige investimento inicial alto, e com certeza inviabiliza sua utilização. Para quem deseja mesmo utilizar esse tipo de cama e tem facilidade na sua aquisição ou dificuldade em adquirir outros tipos, e ainda não tem problemas com investimentos altos, deixo aqui minha sugestão: 1)Perfurar toda extensão do piso a 1m de profundidade; 2)distribuir uniformemente uma camada de 30 cm de carvão; 3)distribuir uniformemente uma camada de 20 cm pedra britada (tamanho maior); 4)mais uma camada de 20 cm de pedra britada (tamanho menor); 5)uma camada de cascalho de 20 cm; 6)uma camada de terra de 10 cm; 7)colocar areia por cima. OBs.: fazer a substituição da areia sempre que necessário. Este sistema já foi utilizado com sucesso em instalações de outras espécies. um abraço aos colegas. Moyses Alves Uberaba-MG

RE: Cama com areia
Responder

JOSE DI FABIO (21/07/2008 19:17:25)

Caro Colega e demais pessoas interessadas em utilziar cama de areia Dou consultoria na Guatemala e la se utiliza somente cama de areia;tenho fotos de uma palestra que fiz no PecNordesta deste ano onde mostrei esta cama que e' de areia do Oceano Pacifico,mais grossa e escura;no circulo,forramos com "rolao" de papel por 2 a 3 dias e esta cama e' reutilizada pelo menos por 5 criadas,claro,retirando a parte mais suja e molhada e recolocando cama nova;nos exames bacteriologicos,uma surpresa,nao se encontra praticamente nada importante em termos de bacterias e fungos;praticamente esteril Uma abraco e felicidades JOSE' DI FABIO ; difabio@jflab.com.br

RE: Cama com areia
Responder

MACOS H. MALLMANN (03/07/2008 15:37:57)

Olá, vc não deixou claro os motivos de se fazer tal escavação de 1 metro de profundidade, assim como da necessidade da colocação de pedras britadas em camadas, da colocação de uma camada de terra cobrindo tais materiais para só então colocar a camada de areia. Pergunta-se: qual a necessidade de se realizar os procedimentos sugeridos por Vossa Senhoria e, qual o objetivo a ser alcançado, utilizando-se tal procedimento? Nós aquí colocamos a areia diretamente sobre o chão batido e fazemos a remoção, após 12 alojamentos de aves com ciclo de 42 a 45 dias. Poderias ser mais claro em suas colocações, assim como do local onde eventualmente tenhas observado tal técnica! ....................

 Areia como Cama de Frango em piso cimentado.
Responder

Nova Mensagem

LUIZ BATISTA DE REZENDE (25/06/2008 18:29:55)

Gostaria de saber se alguém tem experiencia com cama de areia em piso cimentado. Creio que a cama de areia poderá ter problemas em piso cimentado e principalmente em regiões mais quentes onde se usa muito a nebulização para baixar a temperatura ambiente, ficando a cama excessivamente úmida. Qual a sua opinião a respeito Sr. Mallmann?

RE: Areia como Cama de Frango em piso cimentado.
Responder

MARCOS HAAS MALLMANN (27/06/2008 17:04:56)

>> Olá Sr. Luiz Batista Resende. >> Com relação à sua solicitação, posso lhe dizer que aquí no oeste do Paraná, a predominância dos barracões de aviários para corte, são de chão batido e, nestes a cama de areia tem funcionado muito bem, tanto no verão quanto no inverno, sendo que no verão, as temperaturas daqui são muito elevadas, chegando a ultrapassar a barreira dos 40º quase que todos os dias e, desta forma temos que ter um bom equipamento de nebulização, pois, o mesmo irá trabalhar quase que 24 horas por dia, principalmente dos 30 dias em diante do ciclo das aves e, desta forma provoca bastante umidade no interior das unidades, mas pode-se afirmar também que em virtude das elevadas temperaturas, a nebulização (névoa) não chega a tocar na cama. Por este motivo se diz que há que se ter um bom equipamento que produza uma névoa com partículas bem finas, para que estas façam abaixar a temperatura interna, sem que estas mesmas partículas toquem nas aves e venham a cair na cama. Outro fator preponderante são os exaustores, estes devem produzir uma corrente de vento no interior do barracão com velocidade mínima de 1,8 a 3 metros por segundo. Um abraço e até a próxima.

 CAMA DE AREIA
Responder

Nova Mensagem

GLEISON (25/06/2008 12:51:35)

Olá Amigo Marcos Haas Mallmann. Gostaria de obter seu endereço, contato!! Por favor, mande no email: gleisontecladista@hotmail.com Em motivo de esclarecimento de algumas duvidas! Sou de Toledo-Pr, desde já Obrigado! Att; Gleison.

 cama de galinha com areia
Responder

Nova Mensagem

JOELSON (17/06/2008 21:00:57)

venho desde já, dizer-lhes que tive experiências com os tipos de camas de minha região aqui no nordeste que foram a maravalha, o bagaço de cana e capim seco mas o manejo com areia não foi aprovado por conta da compactação e formação de uma pequena crosta causando calos nos pés dos frangos.

 Piso
Responder

Nova Mensagem

AENDER MAXIMIANO (15/06/2008 20:50:25)

O piso deve ser cimentado ou pode ser no chão batido? Aender

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

SEBASTIANA (06/06/2008 14:15:25)

Não tenho esperiência com este tipo de cama, mas acredito que, nas primeiras duas semanas de vida das aves, há necessidade de material de cama macia e numa granulometria maior que a da areia, para não permitir sua ingestão. Quanto a mortalidade, se for nas primeiras semanas, pode ser em decorrência da alta ingestão desta areia. Se o objetivo do uso de areia como cama é baixar o custo de produção sem agredir o meio ambiente, esta idéia deve ser divulgada e ser aderida pelos produtores de aves.

 Gerente Geral
Responder

Nova Mensagem

DR GERARDO GREZZI (28/05/2008 22:05:55)

Minha experiência com cama de areia vem de visitar granjas em Trinidad e Barbados no Caribe. Os resultados eram bons só logo depois que as aves se acostumabam com a areia. A boa biosseguridade é muito importante principalmente a limpeza e desinfecção do aviário.


1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13 

Busca

Nossos Parceiros
BiovetAdisseo
bayerFatec
CobbAgrosys
SafeedsHubbard do Brasil_Planalto
MerialYes
AgroceresPetersime
NovusCeva