Cama em Areia e outros materiais

Alternativa à cama convencional em maravalha, os resultados em cama de areia ainda não são totalmente conhecidos por grande parte dos profissionais da avicultura. Vamos discutir os benefícios, vantagens e custos desta alternativa? Há novas opções em materiais para a cama dos aviários? Aguardamos o posicionamento dos profissionais do setor.


Opine

129 - Mensagens no fórum. | pg.7 de 13

 Cama
Responder

Nova Mensagem

MARCO ANTONIO (16/09/2008 13:23:07)

Salvo cama de areia, quaisquer cama usada nos aviários (seja ela maravalha, casca de arroz, casca de café, casca de aveia, casca de amendoim etc.) pode ser reutilizada por inúmeras vezes. É como algumas das grandes americanas (Pilgrim's Pride, Tyson Inc.) fazem, em até 36 lotes já vi registro. Mas com diretrizes sanitárias rigorosas, correto enleiramento com umidade e temperatura adequadas. E a cada fermentação os trabalhos mostram uma condição sanitária mais favorável. Infelizmente essa realidade está longe para nós da Avicultura brasileira, nem sempre pela falta de técnica em muitas empresas, mas mais por inviabilidade econômica em fuga de logística no que diz respeito a curto intervalo entre lotes, excesso de pintainhos etc.

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

SERGIO SINI (02/09/2008 15:42:19)

Este assunto já cansou.Gostaria de saber a opinião das Integradoras,Paulista, Rigor, Sádia etç.e outras que existem e são muitas. Acho que a revista deveria ir atrás de informações para que pudéssemos fazer a mudança, pois a serragem esta ficando realmente inviável. Sergio.

RE: cama de areia
Responder

MARCO ANTONIO (09/10/2008 21:57:47)

Ilmo sr. Sergio Como disse, esse assunto ja cansou. Na avicultura brasileira andamos em círculo tentando encontrar alguma informação concreta. Porém há este trabalho francês sobre cama de areia versus maravalha. Sucinto, creio q ele responda às suas perguntas básicas: http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=16804790 Abraço M. V. Marco Antonio

 Cama em areia
Responder

Nova Mensagem

KARYNO (28/08/2008 18:14:54)

Ja utilizamos a cama de areia em nossa integração e os resultados foram excelentes, esse permaneceu duranto um ano sendo utilizado. As condenações ocasionadas por decorrência de manejo de cama, foram muito baixos, a cama foi para análise apresentou resultados satisfatórios, porém, se tivermos algum problema sanitário sobre os primeiros lotes, será difícil realizar uma fermentação na mesma e que vamos fazer com esse material? Qual destino daremos? Que impacto acarretará nos custos de produção do avicultor?

 Reutilizar sim
Responder

Nova Mensagem

JEAN C. BOTTINI (25/08/2008 19:47:03)

na minha opinião temos que reutilizar a cama de Maravalha varios e varios anos sem problema algum, nossos vizinhos EUA fazem até 30 trinta criadas. Devemos sim se preocupar em outros aspectos sanitarios NI 56 e Portaria 31. Jean

RE: Reutilizar sim
Responder

MARCO (16/09/2008 13:15:29)

Meu querido Jean! Os EUA fazem 30, ate 36 lotes com a mesma cama, porém o protocolo de vazio sanitario deles é uma realidade inexistente para nós...a cama só é reutilizada depois que a fermentaçao atinja 72 graus Celsius por 24 horas, o que requer no minimo 7 dias nas nossas condicoes. Alem disso, nossas integrações são incipientes no quesito diretrizes técnicas, ou seja, saber no mínimo enleirar de modo correto. Gde abraço Seu colega mala de trampo

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

WELLINGTON DIEGO (21/08/2008 18:26:08)

a utilização da cama de areia é uma otima ideia pois a areia é ais barata e de facil revolvimento.

 Tenho interesse.
Responder

Nova Mensagem

AENDER MAXIMIANO (19/08/2008 18:25:29)

Boa noite Schirato, gostaria de me informar mais um pouco sobre este novo conceito de forração comentada por vc, é possivel? aenderdede@yahoo.com.br Obrigado, Aender. Etore C. Schirato (12 Ago 2008, 10:31) Caros colegas, como todos neste fórum, tenho lido bastante e me informado sobre os problemas com a cama nos avíários. Sou um representante comercial de uma multinacional holandesa e a pouco tempo, realizamos teste no Brasil, com um material que fabricamos, este teste foi realizado com Slats plásticos, apoiados sobre uma estrutura metálica, ficando a 0,70 cm do piso do aviário, fizemos 08 lotes de aves sobre este equipamento, sem retirarmos a cama e os resultados foram muito satisfatórios, acreditamos estar atingindo um novo conceito sobre o assunto. Aceito discussões e opiniões, pois estas vão engrandecer meus estudos e, quem sabe, eu consiga ajudar alguém.

RE: Tenho interesse.
Responder

SERGIO SINI (22/08/2008 15:31:20)

EU TAMBÉM TENHO INTERESSE, GOSTARIA DE SABER CUSTOS. sERGIO.

RE: Tenho interesse.
Responder

MARCOS HAAS MALMANN (20/08/2008 17:49:03)

> Parece interessante o produto que vc diz existir, porém, poderia nos adiantar os parâmetros de custo por m², assim como a disponibilidade deste material no mercado brasileiro e, se existe mão de obra especializada na colocação do mesmo e, o tempo que se leva para a colocação, etc... > Se possível ser mais minudente para que nós leitores deste fórum possamos fazer as avaliações. > Att. Marcos H. Mallmann

 SLATS Plásticos
Responder

Nova Mensagem

ETORE C. SCHIRATO (12/08/2008 10:31:56)

Caros colegas, como todos neste fórum, tenho lido bastante e me informado sobre os problemas com a cama nos avíários. Sou um representante comercial de uma multinacional holandesa e a pouco tempo, realizamos teste no Brasil, com um material que fabricamos, este teste foi realizado com Slats plásticos, apoiados sobre uma estrutura metálica, ficando a 0,70 cm do piso do aviário, fizemos 08 lotes de aves sobre este equipamento, sem retirarmos a cama e os resultados foram muito satisfatórios, acreditamos estar atingindo um novo conceito sobre o assunto. Aceito discussões e opiniões, pois estas vão engrandecer meus estudos e, quem sabe, eu consiga ajudar alguém.

RE: SLATS Plásticos
Responder

VINICIUS VALLIM (21/04/2009 10:35:18)

Sr. Etero, gostaria de receber detalhes sobre o seu produto. Sou criador de frango de corte na região de Bauru, e esta novidade pode ser a nossa solução. abraços

RE: SLATS Plásticos
Responder

ROSANA SISKORIS (02/04/2009 13:12:22)

Olá, fiquei interessada neste assunto e se vc pudesse enviar os dados zootécnicos destes lotes em teste, a foto do slat utilizados para eu ter uma noção melhor do produto. Neste e-mail vc pode me adicionar no msn, acredito que seria mto importante para o meu conhecimento.

 maravalha por que não
Responder

Nova Mensagem

JORGE LUIS MARTINS DE VASCONCELOS (22/07/2008 18:10:00)

O problema é na quantidade de lotes usados. Devemos junto com as empresas integradoras dobrarmos o tempo das camas usadas sem o menor preocupação pois já utilizamos mais de 3 anos sem problema algum diversas vezes. Inclusive em matrizes feito os exames se negativos podem ser reutilizadas sem problema algum. Tivemos também 4 lotes de recria na mesma cama sem problema algum. O jeito é melhor aproveitar para não faltar. E o próprio esterco valerá mais. Abraço a todos.

RE: maravalha por que não
Responder

JOAO ELIAS (06/08/2008 16:09:08)

Concordo com o colega, aqui no Perú comecei a fazer reuso de cama, como nao tem umidade aqui esta um pouco difícil a fermentaçao. Alojamos frangos com areia e foi uma calamidade principalmente com conteudo de areia na moela e intestino dando uma dor de cabeça na hora da eviseraçao. abçs. Joao Elias. Médico Veterinário. Gerente Agropecuario Rico Pollo. Arequipa, Perú

 Cama em Areia e outros materiais alternativos
Responder

Nova Mensagem

VALDIR SILVEIRA DE AVILA (21/07/2008 16:03:07)

Com relação a cama em areia para frangos de corte, penso que é possível, contudo, incorre-se o risco de calos de peito. Outro problema é a poeira e o destino desse material após utilizado como cama de frangos.Admitidas estas questões, parece que o restante é tranquílo. Aliás, todo material alternativo tem suas vantagens e desvantagem é uma questão de aceitá-las ou absorve-las. Sobre materiais alternativos, sugiro visitar Rev. Bras. de Zootecnia., v.37, n.2, p.273-277, 2008.

 Camas de feno, manavalha e casca de arroz
Responder

Nova Mensagem

MéRIK ROCHA SILVA (16/07/2008 18:19:30)

Boa tarde, Colegas entendo esta questão da seguinte forma: Além de analisar a qualidade da cama na criação, devemos observar o custo, a disponibilidade e o método de descarte deste resíduo. A Cama de feno (grama cortada, espera-se cortar e usa-se) é ótimo no ponto de vista de descarte; na criação ela é muito confortavél as aves; só q exige uma periodicidade de trocas mais intensa; mas é ótimo adubo para pastagens por exemplo. A casca de arroz é ótima, absorve bem, causa poucos problemas; só o descarte... apresenta baixa relação carbono/nitrogênio durante a biodegradação. Por fim "minha" cama preferida, a manavalha absorve melhor que qualquer outra que conheço; alguns pintainhos chegam a morrer por ingerir fragmentos da cama, descarte pode ocorrer em pastagens com boa distribuição (em torno de 3 ton por ha de pastagem. um abraço, e boa sorte!


1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13 

Busca

Nossos Parceiros
Petersimebayer
MerialAdisseo
AgrosysFatec
NovusCeva
YesBiovet
AgroceresSafeeds
Hubbard do Brasil_PlanaltoCobb