Sábado, 30 de Maio de 2015

Embora crescente, volume do bimestre permanece inferior a 2012

Dados coletados no mercado indicam que o volume preliminar de carne de frango de fevereiro estimado pela APINCO ficou pouco acima de 1,030 milhão de toneladas. Os dados divulgados levam em consideração mortalidade de 4% dos pintos alojados, abate aos 45 dias de idade e peso médio de 2,350 kg para o mercado interno e de 1,350 kg para o frango inteiro exportado, incluindo os “grillers” que tem peso mais leve.

Com isso, o volume de fevereiro – pintos alojados em dezembro e janeiro – ficou em 1.033.528 toneladas e equivale a aumento de 8,2% sobre o mesmo mês do ano passado. No mês, houve redução de 7,4%. Porém, fevereiro é mês mais curto e isso levado em consideração torna a produ- ção quase 2,5% superior a janeiro. O volume do primeiro bimestre alcançou 2,150 milhões de toneladas, representando 7,26% de aumento sobre o mesmo bimestre do ano passado. O aumento no biênio chega a 14,8%. Entretanto, ainda representa redução de 2,6% sobre o produzido no primeiro bimestre de 2012. É que lá, o volume produzido gerou grandes excedentes no mercado - já sobrecarregado com alto volume produzido no bimestre final de 2011 – e acarretaram grave crise no setor.

Neste ano, o volume produzido já dá indícios de superar a capacidade de consumo e explica o mal momento vivido pela avicultura de corte. Por outro lado, o consumo está sendo prejudicado pelo endividamento e o desemprego que atinge grande parte da população. De qualquer maneira, há alguns meses, os analistas já previam um mercado retraído no decorrer desse ano.

Nos últimos três anos, a produção do primeiro bimestre representou, em média, 16,16% do volume produzido no ano. Se prevalecer neste ano, o volume anual pode superar os 13,3 milhões de toneladas.

Por ora, o acumulado em doze meses – março de 2014 a fevereiro de 2015 - está em 12,837 milhões e se encontra 3,20% acima do produzido no mesmo período imediatamente anterior.

Nossos Parceiros
MerialAviagen
adisseoYes
VetancoBiovet
CevaPetersime
Hubbard do Brasil_PlanaltoAgroceres
zoetisSafeeds
Fatec