Sábado, 28 de Março de 2015

Influenza Aviária na Europa pode favorecer o Brasil; custos da avicultura aumentaram em 2014

No cenário internacional, dados divulgados nos EUA indicaram baixa eclosão de pintos no período que vai do final de 2013 e boa parte de 2014. Mas atualmente apresentam recuperação. Para alguns analistas, esse baixo desempenho também pode ter afetado outros países, entre eles, o Brasil. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirma a ausência de exportação de carne de frango para a Rússia após o embargo efetuado pelo governo russo. Em contrapartida, o Brasil aumentou excepcionalmente suas exportações para lá.
Tudo indica, também, que o Brasil pode ser favorecido pela ocorrência de Influenza aviária em países da Europa que são tradicionais fornecedores de ovos férteis. A Holanda, por exemplo, fornece aproximadamente 50 milhões de ovos férteis para seus parceiros europeus.
Neste ano, o Brasil tem ampliado sua participação no mercado externo de ovos férteis e tem condições de suprir a demanda extra desses mercados que se abasteciam do produto holandês.
No cenário nacional, levantamento efetuado pela Embrapa Suínos e Aves indica aumento de 6,7% no custo de produção do frango vivo no decorrer do ano. Enquanto isso, o preço de comercialização do frango vivo (mercado paulista) retrocedeu 2,15%. Mas isso não quer dizer que as condições de mercado, nesse ano, sejam prejudiciais ao setor produtivo. Mas, sem dúvida, o retorno vem sendo menor.
As matérias-primas têm conseguido evoluir no decorrer do ano. O milho aumentou 2,8% e o farelo de soja 10%. Esse aumento tem afetado de maneira mais intensa o setor de postura que, neste ano, tem recebido quase 9% menos do que o ano passado. É certo, também, que os excedentes de oferta na maior parte do ano são frutos de um plantel produtivo muito superior às reais necessidades do mercado. Ou, pelo menos, do que o consumidor consegue adquirir.

Nossos Parceiros
SafeedsBiovet
Vetancozoetis
cinergisadisseo
SanpharYes
AviagenCeva
desfarHubbard do Brasil_Planalto
MerialPetersime
FatecAgroceres