Segunda-feira, 01 de Setembro de 2014

Copa do mundo não deixou saudades

No cenário internacional, segundo a previsão contida na publicação anual “OCDE-FAO Agricultural Outlook 2014”, em 2020 as carnes avícolas passarão a ser a carne mais consumida no mundo, posição que atualmente pertence à carne suína. A publicação também prevê que a carne de frango terá crescimento nas exportações em detrimento da carne suína e bovina. Enquanto em 2013 representaram 42% das carnes exportadas, em 2023 esse índice subirá para 44% enquanto a carne bovina responderá por 33% dos embarques e a carne suína por 23%. Mas, com algumas incoerências, o trabalho também indica perda de participação da carne de frango brasileira no comércio internacional: de 31,44% em 2013 para 29,96% em 2023.

No cenário nacional, resultados divulgados pelo IBGE referente o volume de carne de frango produzido no primeiro trimestre de 2014, em estabelecimentos sob inspeção - federal, estadual ou municipal - indicam 3,186 milhões de toneladas, perto de 12% de aumento em relação ao mesmo trimestre de 2013. Combinando-se dados do IBGE e da SECEX/MDIC é possível concluir que a oferta interna de carne de frango inspecionada foi de 2,279 milhões de toneladas e aumentou quase 17% no ano, denotando aumento de peso no frango abatido.

No primeiro semestre, o volume embarcado de ovos férteis foi de 83,6 milhões de unidades, cerca de 60% acima do registrado um ano antes. E poderia ser mais, não fosse a produção limitada e o consumo interno firme que dificultaram o atendimento de toda a procura externa. Aliás, a baixa produtividade das matrizes também tem impedido o setor de alcançar volumes maiores na produção de pintos de corte.

E a copa do mundo chegou ao fim e seu efeito sobre o preço do frango foi mínimo, para não dizer nulo. Exceto por alguma valorização nos cortes que integrou o churrasco das torcidas. Enfim, o evento não deixou saudades na atividade. Até pelo contrário.

Nossos Parceiros
zoetisPetersime
AviagenDesvet
MerialYes
VetancoCeva
FatecAgroceres
cinergisSanphar
SafeedsBiovet
Hubbard do Brasil_PlanaltoOurofino