Terça-feira, 7 de setembro de 2010

Análise

A redescoberta da agroindústria no PR

Curitiba, PR, 29 de Julho de 2010 - O ânimo que fortaleceu a agroindustrialização do Paraná na década de 90 volta a inspirar o agronegócio, colocando o estado diante de desafios estruturais. As cooperativas, que se fortaleceram naquela época, planejam nova fase de expansão. Diversificaram negócios e cresceram verticalmente, investindo na produção de insumos e na transformação dos produtos primários. Agora, pretendem ampliar justamente as atividades que agregam valor à sua produção, tornando-se cada vez mais industriais.
Boa parte da população dos centros urbanos não sabe, mas o Paraná continua profundamente ligado à produção rural. Se por um lado a proporção das pessoas que vivem nas cidades cresceu muito, passando de 70%, por outro a atividade no campo continua sendo o motor da economia, apesar de ter ganho nova estrutura. Os grãos viram ração, que abastecem aviários, que alimentam frigoríficos, que vão parar na mesa do consumidor da Arábia Saudita, um dos principais importadores do alimento. Se a agricultura vai mal, há menos empregos, caem as exportações, diminui a arrecadação de impostos.
O frango é o melhor exemplo dessa evolução. Assume o topo da lista de produtos exportados em alguns meses do ano, superando a soja, líder durante a maior parte do tempo. A indústria avícola representa uma aposta assumida pelas cooperativas. Elas expandiram a rede de criadouros e a estrutura de abate e conquistaram novos mercados. Assim é que o frango deu sequência ao desfilar de produtos símbolos do setor que se sucedem desde a erva-mate, a madeira, o café, os grãos.

(Gazeta do Povo) (Redação)

 
|

Segunda-feira, 6/9

Comissão do senado aprova genérico para uso veterinário (9h25)

Prazo de entrega do ITR vai até fim do mês (9h15)

Preços da carne vermelha devem cair só em 2011 (8h33)

Impulso a fundos garantidores privados (8h30)

Pilgrim's Pride retoma exportações de carne de frango para a Rússia, diz JBS (8h25)

Cama de frango vira adubo (8h21)

Preços do frango sobem na esteira da alta do boi (8h18)

Sexta-feira, 3/9

Acordo garante oferta no mercado das poedeiras Embrapa 031 e 051 (14h24)

Frango resfriado tem a pior relação de preço em seis anos (9h41)

Alta no preço do milho preocupa criadores de aves e suínos (9h23)

Representantes da UBABEF buscam abertura do mercado australiano (8h42)

Índia pretende ampliar acordo comercial com o Mercosul (8h39)

Oferta menor e demanda seguram preço do frango (8h38)

Quinta-feira, 2/9

"Agroinflação" volta a ser motivo de preocupação (9h41)

Marfrig compra fábrica de legumes e vegetais na Argentina (9h39)

Catar anuncia participação em projeto avícola (9h09)

Guabi participa da III ExpoAgroRevenda em Limeira, SP (8h57)

Embrapa e Gramado Avicultura assinam acordo para comercialização de aves (8h55)

Ações da Marfrig Alimentos passam a integrar Índice Ibovespa (8h48)

No PR, modernização da avicultura busca segurança sanitária (8h39)

Biovet patrocina o VII Encontro MercoLab de Avicultura, que acontece em Cascavel (PR) (8h29)

Brasil pede à India redução das tarifas de importação (8h28)

Sindirações e FeedLatina apoiam IV Congresso Latino de Nutrição Animal (8h24)

Quarta-feira, 1/9

Marfrig busca mais sinergias antes de fechar novas compras (9h22)

BRF descarta ação na Justiça para tentar apressar a fusão (9h20)

Países do Mercosul se unem contra barreira europeia ao frango importado (9h15)

Pfizer promove curso voltado à sanidade aviária com foco para frangos de corte (9h06)

Produção de carne suína e de frango em alta na Rússia (8h48)

1º Fórum Mercosul de Avicultura reúne líderes do setor na Expointer no RS (8h44)

Equipe de Aves e Suínos da Ceva participa de treinamento sobre desinfetante sinérgico (8h32)

Mais Clipping

Revista | Notícias · Arquivo de Notícias · Clipping · Arquivo de Clipping · Reportagem · Informativo | Estatística e Preços | AviGuia | Trabalhos Técnicos · Links | Eventos | Classificados · Currículos · Legislação · Fórum | Contato · Publicidade · Patrocinadores | RSS · Busca